Quem trabalha home office sabe que, assim como trabalhar em casa tem diversos pontos positivos, também tem seus pontos negativos.
Um deles é a dificuldade para se concentrar e ter foco, já que é muito fácil misturar vida pessoal e profissional quando você trabalha no mesmo lugar onde faz suas refeições, dorme, e passa o seu tempo livre.
Já faz 2 anos que deixei o meu emprego fixo para me dedicar 100% ao trabalho home office. Os primeiros meses foram de muita adaptação, e desde lá, venho tentando encontrar a melhor maneira de trabalhar em casa.
Ao longo desses 2 anos aprendi diversas coisas, e dentre elas, 5 estratégias me ajudam muito a manter um workflow de trabalho produtivo e focado.
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Se arrumar para trabalhar
A primeira estratégia foi uma das que mais demorei para começar a aplicar. Eu nunca trabalhei de pijama – que é a visão clássica de quem trabalha home office -, pois sempre percebia que quando estava de pijama não tinha força de vontade alguma para realizar qualquer tarefa. No entanto, nunca me arrumei muito para trabalhar. Meu pensamento era: “Ninguém vai me ver mesmo, por que vou me arrumar?”
Porém, alguém te vê sim… VOCÊ!
Pense bem: quando você se olha no espelho toda desarrumada, com o cabelo de qualquer jeito e roupas que você não usaria na rua, o que você sente? Posso te afirmar que não é vontade de conquistar o mundo!
Agora imagine-se arrumada, com uma roupa incrível e que faça você se sentir linda? Não se sente mais confiante e motivada para fazer o que precisa? Tenho certeza que sim!
Por isso, se arrumar é o primeiro passo para se preparar e dizer para o seu cérebro que você está no modo de trabalho, não de descanso.
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Ter um horário fixo
Essa segunda estratégia eu gostaria de ter começado a aplicar muito tempo atrás. A verdade é que nós que trabalhamos home office muitas vezes acabamos trabalhando no horário do almoço e seguimos o dia todo sem hora pra parar. No meu caso, eu começava cedo e parava muito tarde, chegando a ficar envolvida com o trabalho desde às 8h, 9h da manhã, até às 23h em alguns dias. Em alguns dias eu parava mais cedo (21h, 22h), mas eu sempre arrumava algo para fazer.
Eu fiz isso até pouco tempo atrás, mesmo porque eu amo o meu trabalho e mesmo nos momentos de descanso, estava trabalhando. Porém, eu percebi que isso não é saudável a partir do momento em que comecei a ficar até mesmo com a imunidade baixa e muito estressada. Independente do seu trabalho, você PRECISA descansar!
Então essa estratégia vale para duas coisas: você tem um horário para começar, ou seja, não vai ficar enrolando até não poder mais; e outra, você tem um horário para terminar, e consequentemente vai descansar e ter mais equilíbrio.
Portanto, tenha esse horário definido como se você trabalhasse fora de casa, em uma empresa. Tenha horário para começar, pausas e horário de almoço, e por fim horário para terminar.
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Separar momento de trabalho e lazer
A terceira estratégia vai te ajudar a manter mais foco. Para que você consiga se concentrar no que está fazendo, é preciso separar momento de trabalho e lazer.
Ou seja: se você está trabalhando no computador, por exemplo, mantenha aberto somente o que é referente ao trabalho. Enquanto escrevo esse post, estou ouvindo música, mas não estou com o Instagram ou o Youtube aberto, ou qualquer outro site.
Sempre separe trabalho de lazer para que você não fique revezando entre os dois e acabe perdendo a sua atenção.
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Ficar longe das distrações
A quarta estratégia está muito relacionada com a anterior. A maior distração que temos hoje é o celular, e é inevitável mexer nele quando ele está por perto.
Por isso, mantenha longe de você tudo o que te distrai. Eu sempre deixo o meu celular no meu criado-mudo, com as notificações desativadas e volume somente caso alguém me ligue. Fora isso, meu celular não chega perto de mim enquanto não preciso dele para algo de trabalho ou nos meus momentos de pausa.
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Planejar as suas prioridades diárias
Por fim, a última estratégia é definir quais serão as suas prioridades diárias. Um erro comum entre quem trabalha home office é simplesmente começar no horário que quiser e ir fazendo o que deseja, sem se planejar muito bem.
Eu recomendo que você determine entre 3 – 5 prioridades diárias e foque em finalizá-las durante o dia. Assim você já começa o dia centrado no que é essencial, e não em tarefas que só vão tomar o seu tempo.
Suas prioridades podem ser aquelas tarefas que precisam ser feitas com mais urgência, e também etapas de tarefas mais longas que você vai desenvolvendo ao longo de cada dia para a próxima semana, por exemplo.
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Bônus: recompensas
Uma dica bônus: se recompense! No final do dia, assim que você finalizar as suas tarefas, comemore o fato de ter conseguido manter a sua rotina organizada e produtiva. Pode ser assistindo uma série, saindo com alguém que você gosta ou mesmo usando o celular (se você passou o dia sem ele!).
Faça algo que te deixe feliz, e você verá como essas pequenas conquistas e recompensas te deixarão mais motivado e energizado para o próximo dia!
Qual é a sua principal dica para um home office produtivo? Compartilha comigo!
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Um grande beijo,
Mari
Ótimas informações! Nesse momento precisamos de ideias e dicas com essa para superar a crise! Parabéns pelo conteúdo!