Falar de dinheiro sempre foi um tabu na nossa sociedade. Ninguém pode saber quanto você ganha ou quanto alguém gasta no mês, ou até quanto pagou em algum objeto. É considerado deselegante. O problema é que isso acabou gerando uma grande desinformação acerca de dinheiro, finanças pessoais, investimentos e tudo o que gira em torno dele.
Poucas cuidam realmente das suas finanças e o cenário que encontramos hoje são pessoas com dívidas enormes, devendo para banco, familiares e amigos. Por isso, é muito importante a educação financeira, conversar sobre dinheiro e sobre finanças pessoais.
Organizar as finanças pessoais e, principalmente, manter é fundamental para você alcançar qualquer sonho e objetivo. As finanças estão diretamente ligadas a qualidade de vida, produtividade e ao bem-estar.
E se você não sabe nem por onde começar, suas finanças estão um caos, mas quer realmente organizar sua vida financeira, trouxemos algumas dicas para você começar hoje mesmo. Vamos lá?
Ter um orçamento previamente definido
Para começar, você precisa descobrir quanto você gasta em cada área da sua vida. Faça uma pesquisa de quanto gastou no último mês e quanto ganhou. Depois disso, você começa a entender como é o seu mês, e já pode começar a definir seu orçamento para o próximo.
Definir o orçamento previamente vai te ajudar a ter uma base e criar limites para seus gastos.
Existem alguns métodos que podem te ajudar com isso:
Método 50/30/20
É um método bem conhecido e utilizado para orientar orçamentos, de modo a alinhar seus gastos com suas metas financeiras. 50/30/20 consiste em dividir suas despesas em três categorias:
Necessidades (50%) – aqui 50% da sua renda deve ser dedicada para despesas fixas que são essenciais na sua vida. Aluguel, alimentação, transporte, luz, água, internet, saúde, etc.
Desejos pessoais (30%) – aqui você já pode abrir um sorriso. 30% da sua renda deve ser dedicada para gastos flexíveis, aquilo que você compra mais por desejo do que por realmente necessidade. Sair para jantar, lazer em geral, Netflix, “brusinhas”, assinaturas em geral, férias, entretenimento, etc.
Investimentos/reservas (20%) – aqui é hora de pensar nas suas metas futuras. 20% do seu dinheiro do mês deve ser dedicado a metas financeiras, investimentos ou pagamento de dívidas.
Método dos potes
Esse método consiste em separar 6 potes e ver o que eles representam na sua vida. Cada pote possui um percentual relativo a alguma área da sua vida e também baseia-se em dividir sua renda. Nesse método é possível abranger mais áreas e definir para onde vai seu dinheiro.
Pote 1 – necessidades básicas (55%)
Pote 2 – entretenimento (10%)
Pote 3 – investimentos (10%)
Pote 4 – educação (10%)
Pote 5 – reservas particulares (10%)
Pote 6 – presentes e doações (5%)
Os dois métodos são muito úteis e podem te ajudar muito na hora de dar limites para seus gastos e assim, realizar suas metas.
Traçar objetivos e metas financeiras
Nós trabalhamos para realizar nossos sonhos e objetivos né? Não é apenas para pagar boletos e se alimentar. É muito mais que isso. Ter metas e objetivos é muito importante para nossa vida. E não é para ficar só no sonho, é para ser realizado.
E mais importante que sonhar e ter objetivos é o planejamento. Trace suas metas de longo e médio prazo, seja ela abrir um negócio, viajar, morar sozinha, comprar um carro, uma casa, etc.
Defina em quanto tempo você quer fazer o objetivo, quanto tempo terá para juntar o dinheiro? Qual a melhor forma de pagamento? Quanto vai precisar juntar por mês?
Planeje seus objetivos, não só os de longo prazo, mas as pequenas metas também, pois são elas que vão te levar as metas grandes. Faça um passo a passo de como você vai chegar lá.
Definir prioridades
Depois de definir suas metas e objetivos e desenvolver um passo a passo, chegou a hora de definir prioridade e as ordens dela.
Qual dos seus objetivos e metas é prioridade? Comprar uma casa, viajar, abrir um negócio, comprar um carro, etc.
Definir sua prioridade vai te ajudar a focar em uma coisa e isso vai fazer com que você chegue lá!
Desenvolver uma mentalidade positiva em relação ao dinheiro
Lembre-se precisamos quebrar os tabus acerca de dinheiro. Ele é uma ferramenta para atingir nossos objetivos e nós precisamos cuidar dele. Dinheiro não é apenas para pagar contas e comprar coisas, ele também é um meio de chegar a diversos objetivos e sonhos. Então a dica é: quebre agora qualquer preconceito e tabu acerca de dinheiro e comece a ter uma visão positiva dele.
Fazer um acompanhamento mensal das finanças
Acompanhe suas finanças. Faça uma revisão mensal de como foi seus gastos no mês em dinheiro, cartão, boletos, etc. Quais foram os gastos urgentes que surgiram? Em qual área da vida você gastou mais? Quais gastos foram desnecessários? Analise tudo!
Depois de uma análise geral de como foi seu mês planeje o próximo, assim você já consegue ter uma noção de quanto vai gastar e investir e com o que. Esse acompanhamento é muito importante para as finanças, pois com ele você consegue identificar e planejar com eficiência suas finanças pessoais.
Se você não sabe nem por onde começar a anotar tudo isso, aqui no Você Produtiva nós temos o Planner Financeiro Mensal que vai te ajudar a realizar o controle de gastos mensais, planejamento de compra e controle de economias.
Se você estava perdida e não sabia nem por onde começar para organizar suas finanças pessoais e realizar seus desejos e sonhos que dependem de dinheiro, agora já tem um caminho. Vamos começar!
Se essas dicas te ajudaram, nos conta aí nos comentários, qual você mais gostou e vai colocar em prática?