Autossabotagem, de acordo com o dicionário, significa “processo de sabotagem que alguém faz a si mesmo, falando especialmente das ações que uma pessoa faz e que acabam por prejudicá-la de alguma forma, essas ações geralmente são inconscientes”.
Desistir de projetos, objetivos e metas. Procrastinar. Desistir de um relacionamento quando fica sério. Não aceitar novos desafios. A lista é grande, mas esses são só alguns exemplos de comportamentos de quem costuma se sabotar.
Mas, de onde surge a autossabotagem? Como identificar que você está se autossabotando, se geralmente são ações inconscientes? Como isso está atrapalhando a sua vida? E, principalmente, como parar?
É sobre isso que vamos falar no post de hoje.
O que é autossabotagem e de onde surge
Você arruma qualquer desculpa para fugir do que precisa ser feito para conquistar o que quer, e, de fato, acredita nela. Mas, na verdade, você está se sabotando. O grande problema disso é que você deixa de conquistar seus objetivos. Sua vida pessoal e profissional são afetadas, você não evolui e ainda se sente frustrada por não realizar.
A autossabotagem surge, principalmente, de acontecimentos na infância e adolescência, que acabam gerando determinadas crenças. Essas crenças, são normalmente negativas e limitantes e estão relacionadas a coisas que aprendemos, ouvimos e vemos, mesmo que inconscientemente, durante a nossa vida.
Crenças como: “isso não é para mim”, “eu não sei fazer isso”, “eu não consigo aprender”, “precisa ser perfeito”, limitam o seu desempenho, suas ações, e influenciam no seu comportamento. Elas, portanto, fazem você se sabotar.
Sinais de que você se autossabota
Existe um ciclo da autossabotagem, e ele começa quando você inicia algo, um projeto, uma tarefa, um hábito, seja o que for. Depois disso, você começa a ter pensamentos limitantes sobre não conseguir e não ter capacidade de fazer, e então se esforça pouco porque acha que não vai dar certo. Com isso, tem pouco resultado, se acha incapaz e começa tudo novamente.
E o ciclo se repete. Inicia, surgem pensamentos negativos, se esforça pouco, pouco resultado, se sente incapaz, começa tudo de novo.
Alguns sinais de autossabotagem são:
- Você parece nunca ter tempo para se dedicar a projetos ou a qualquer coisa que você queira;
- Você constantemente foca naquiloque ainda não tem para começar a colocar em prática seu objetivo. Por exemplo: tem que postar no seu perfil profissional, mas acha que o conteúdo nunca está bom;
- Seus objetivos são os mesmos todos os anos;
- Você até planeja, mas nunca consegue executar;
- Seu foco é sempre em diversos empecilhos e problemas, pensando em tudo o que vai dar errado;
- A procrastinação está muito presente na sua rotina;
- Você se compara com tudo e todos e sempre se acha insuficiente.
Como parar de se autossabotar
O primeiro passo para parar de se autossabotar é a compreensão. É entender de onde tudo isso vem, de quais situações e traumas que pode ter surgido, como você se sentiu e se sente hoje em dia com isso, e quais são os seus comportamentos sabotadores. Todo esse trabalho pode ser feito em conjunto com um profissional, como um psicólogo.
Além disso, busque identificar suas crenças. Quais estão te impedindo de evoluir e de crescer? Identifique cada uma e comece a ativar a sua consciência e a autorresponsabilidade para vencê-las.
Entenda que as suas experiências anteriores não te definem – você pode, e consegue mudar seus pensamentos e comportamentos. Para isso, é preciso ter clareza sobre o que precisa mudar e traçar um plano para essa mudança, pensando em ações práticas.
Por exemplo: se você percebe que costuma sabotar o começo do seu perfil profissional no Instagram, que tal definir um dia e horário para produzir os conteúdos, e já deixá-los programados para serem publicados? Assim, você está fazendo algo de forma prática em prol da sua mudança.
E, claro, trabalhe para desenvolver a sua autoestima e autoconfiança através do autoconhecimento. Se conhecendo, você consegue identificar suas qualidades, trabalhar seus pontos de melhora, entender em quais situações costuma se sabotar, e, assim, conseguirá criar estratégias para driblar a autossabotagem na prática.
Agora que você sabe sobre autossabotagem, nos conta aqui nos comentários: você se identificou com os sinais?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhar o canal no YouTube.
Entrar no nosso canal no Telegram.
E conhecer a Academia de Protagonistas.