capa organização financeira para empreendedoras

Empreender hoje não é mais tão complicado como 10 anos atrás. Hoje já é possível começar com pouco se você possui um planejamento, se organiza e cria metas para isso.

Se você tem o sonho de empreender saiba que é possível desde que tenha muitas persistência e vontade. Persistência pois não é do dia para a noite e dificuldades vão surgir, e, vontade para ir atrás de ideias, cursos, práticas, tudo para se qualificar. A decisão de ser uma empreendedora não é fácil, é necessário saber realmente se é isso que você quer e se for saiba que não existe uma maneira ideal de como fazer isso.

Mas você empreendedora que já está nessa jornada, nos conta uma coisa, está atenta as finanças da sua empresa? Nós sabemos que obter recursos financeiros que promovam sua expansão no mercado é um objetivo de qualquer empresa. Mas em muitos casos o que acontece é que a organização financeira nem sempre é prioridade. Se organizar, planejar e investir as finanças da sua empresa são importantes para se destacar no mercado. Com isso, a parte financeira de uma empresa é tão importante quanto o produto ou serviço que você oferece, você depende do dinheiro para começar, se manter evoluir. 

Para isso, hoje nós trouxemos 7 dicas de como se organizar financeiramente, que são essenciais para quem empreende. Vamos nessa?

Separe o dinheiro da empresa do seu pessoal

É importante diferenciar o que é dinheiro da empresa e o seu dinheiro como pessoal física, assim como contas e gastos. Por menor que seja a empresa e por mais que você esteja no início, fazer essa separação vai te ajudar a saber o quanto a empresa está movimentando. E, apesar de você ser a chefe você é a funcionária também.Trabalha para a empresa, então, nada mais que justo você receber um salário definido e organizar sua finança pessoal. 

Tenha um orçamento definido para a empresa

foto 2 organização financeira para empreendedoras

Ter um orçamento definido é importante para a vida pessoal, imagina para uma empresa. Sem isso, é possível que você tenha gastos desnecessários, a empresa se endivide e até venha a falir. 

É indispensável ter um orçamento de gastos tanto fixos como os variáveis. Faça uma lista com o que é gasto fixo e qual a média dos valores de cada conta, conta de luz, água, aluguel, internet, conta de telefone da empresa, gastos com hospedagem e aplicativos se você trabalha com produtos digitais e internet. Os gastos variáveis são aqueles esporádicos como compra de equipamento, manutenções e outros.

Planeje sempre seu orçamento de acordo com a realidade da sua empresa e tenha segurança financeira. 

Tenha uma reserva de emergência para imprevistos

Organização e planejamento. Esse item é muito importante. Sempre esteja preparada para qualquer imprevisto, pois empreender sempre é imprevisível. Computador pode estragar do nada, celular também e assim segue. Poupe mensalmente um valor pré-definido especialmente para criar sua reserva de emergência. Com isso, você terá uma base e estabilidade se as coisas não saírem como planejado. 

Invista mensalmente um percentual do valor na sua empresa

Quem empreende sabe que é preciso sempre renovar. Seja em produtos, redes sociais, conteúdo, equipamentos, melhorias internas, equipe e estrutura. E para tudo isso, é preciso planejamento e investimento. Invista todo mês um valor pré-definido que agregue valor na sua empresa, seja a compra de um material, alguma pessoa que venha para somar na equipe com conhecimentos além dos já existentes ou até em melhoras no ambiente de trabalho, uma mesa melhor, uma iluminação mais eficiente, etc. 

Planeje objetivos da empresa com antecedência

foto 2 organização financeira para empreendedoras

Objetivos, metas e sonhos. Ter isso, vai te motivar sempre a realizar suas tarefas diárias. Quais são os objetivos para a sua empresa? Faça o planejamento e um plano de ação para cada objetivo que criar. Separe por objetivos de curto, médio e longo prazo. Com isso, você planeja sua rotina e tarefas diárias de acordo com os seus objetivos futuros e terá muita motivação no dia a dia. 

Faça uma projeção anual dos seus ganhos e gastos

Que a organização e o planejamento são fundamentais para qualquer área da sua empresa você já sabe né? Pois então, planeje seus ganhos e gastos anuais e tenha segurança durante o ano acerca das finanças da sua empresa. 

Defina valores próximos, projete situações tanto favoráveis quanto desfavoráveis, pois imprevistos podem acontecer, estude o seu mercado e pesquise diariamente sobre sua especialidade. Após, organize tudo isso como base para criar sua projeção.

Revise mensalmente as despesas da empresa planeje o faturamento

Tenha sempre tudo anotado, seja no papel ou no digital, gastos, entradas, imprevistos, objetivos, para assim, todo o mês você revisar e planejar o próximo. Estude ideias e crie novos planos e projetos que vão te ajudar a aumentar o faturamento. Renove todos os meses, aprenda as últimas novidades do seu nicho e ofereça o seu melhor.

Veja quais são os gastos desnecessários que acabou fazendo e planeje para não acontecer mais. As vezes acontece por falta de atenção, mas com a organização isso pode diminuir. 

O importante é sempre testar, se arriscar e buscar oferecer o melhor e o seu melhor na sua empresa. Tudo isso vem através de organização, dedicação, planejamento, objetivos e vontade. Você precisa querer para colocar na prática. Então conta pra gente, você está organizada quando assunto é as finanças da sua empresa? Essas dicas vão te ajudar?

Nós esperamos que sim, e desejamos uma linda jornada para você, empreendedora!