Mais um ano chegando ao fim. Aprendemos, erramos, evoluímos, agimos ou deixamos de agir, mas também mudamos.
Cada momento serve para algo. Serve para entender o que precisamos mudar no próximo ano, o que precisa ser diferente, e o que podemos manter porque deu certo. Caso algo não esteja dando certo, é hora de mudar.
Se você quer ter um ano cheio de realizações e objetivos concretizados, uma rotina equilibrada mais feliz e produtiva, é hora de abandonar alguns pensamentos, hábitos e ações.
Hoje, nós trouxemos 10 coisas que você precisa deixar em 2022 se quer prosperar e realmente mudar a sua vida no próximo ano.
A falta de organização
Chega de ir só levando a sua vida sem organização alguma, okay? Organizar é importante para ter clareza, para não se esquecer de nada, e assim, ter uma vida mais equilibrada, com a constância dos bons hábitos e a realização dos sonhos e objetivos. Então, se você quer fazer diferente no próximo ano, será importante deixar a falta de organização em 2022.
A procrastinação
Se você mais procrastinou do que realizou em 2022, está na hora de deixar essa atitude para trás. A procrastinação é um problema que afeta de diversas maneiras a nossa vida, mas ela é um sintoma de algo maior, sabia?
Procrastinar pode ser a consequência de uma ansiedade, medo, insegurança, perfeccionismo, uma autossabotagem que pode até mesmo ser um sintoma vindo de algo da saúde física. Por isso, o primeiro passo para vencê-la é entender de onde ela vem.
Depois que você identificar a origem da sua procrastinação, ficará muito mais fácil criar estratégias para combatê-la e realizar mais nos seus dias, através da organização, do planejamento, da firmeza nos hábitos e nas rotinas.
Nós temos algo que vai te ajudar a vencer a procrastinação e a destravar sua vida para realizar seus objetivos em 2023. O Guia para Vencer a Procrastinação é o método passo a passo que te ensina exatamente o que fazer para se tornar alguém mais executora e focada, de forma que você deixe de ser uma eterna planejadora e comece a REALIZAR! Clique aqui para saber mais.
As crenças limitantes
“Isso não é para mim.”
“Eu não consigo.”
“Eu não tenho sorte.”
Esses são pensamentos comuns das típicas crenças que sempre escutamos por aqui e, está mais do que na hora de deixá-las no passado. O que repetimos e pensamos influencia na nossa ação, então, cuide da sua mentalidade, fortaleça cada vez mais seus pensamentos e sentimentos sobre si mesma, investindo na sua autoconfiança. Ter uma autoestima equilibrada é fundamental para conseguir realizar seus objetivos.
Lembre-se: cada vez que você repete frases de autodepreciação, você se limita, tira de si mesma a oportunidade de tentar, de agir. Sendo assim, comece a pensar e a falar frases que te tragam coragem.
Hábitos ruins
Dormir pouco, viver constantemente no celular rolando o feed, deixar tudo para depois, descontar seus problemas em alguém, se alimentar mal, todos esses pontos são hábitos ruins que estão te impedindo de evoluir.
Quer se tornar mais produtiva, organizada e ter uma vida equilibrada? Comece a se desapegar de hábitos negativos e a implementar hábitos saudáveis.
⇒ Análise um por um. O que quer mudar?
⇒ Quais hábitos precisa deixar para trás? Quais atitudes terá para evitá-los?
⇒ Quais hábitos quer adquirir?
A insegurança
Não deixe mais a insegurança te atrapalhar de realizar os seus objetivos. Todas nós temos inseguranças, e trabalhar cada uma é importante para aprender a lidar da melhor forma, e desse modo, ela não bloquear mais a nossa vida.
Se você se sente insegura ao lançar um projeto, saiba que é normal, mas não se deixe ser impedida de realmente tirar esse objetivo do papel.
Para o próximo ano, trabalhe suas inseguranças, é hora de deixar para trás e não permitir mais que frases como “eu não sei o suficiente” fazerem parte da sua vida.
As desculpas
Você se dá muitas desculpas?
“Ah, eu não tenho tempo. Por isso não faço.”
“Ah, nem vou começar, porque pra mim é muito difícil.”
Pare de esconder a falta de responsabilidade atrás das desculpas que você mesma se dá. Não é falta de tempo, é falta de prioridade. Você sequer tentou – nem quer – e já está dizendo que é difícil.
Está mais do que na hora de deixar as desculpas para trás e ter comprometimento com seus objetivos e consigo mesma. Identifique quais as desculpas que você tem se dado e mude essa atitude.
O papel de vítima
A postura de vítima é aquela em que você, literalmente, se sente a vítima de tudo o que acontece na sua vida. Ou seja, aquela pessoa que vive reclamando que nada dá certo para ela, que não aceita críticas, e acha que o mundo é injusto só com a sua pessoa. Portanto, é uma pessoa que espera que o mundo resolva seus problemas e sua vida.
A pessoa que age com vitimismo foca muito em problemas, em coisas negativas, e acredita que não tem o controle de absolutamente nada, o que acarreta em ela sempre procurar culpados para as coisas que deram errado em sua vida.
Se você tem agido assim, é hora de fazer diferente. Você pode abandonar esse papel para assumir as rédeas da sua vida e se tornar a protagonista dela.
Em vez de gastar seu tempo procurando culpados, foque em si mesma. Busque cuidar da sua saúde mental, emocional e física. Desenvolva a sua mentalidade, trabalhe a sua autorresponsabilidade e entenda que as coisas acontecem e problemas surgem, mas, é algo normal e acontece com qualquer um. É você que precisa mudar a sua percepção dos acontecimentos e buscar soluções.
O medo de errar
Você vai errar. E, o quanto antes aceitar isso, melhor. Você vai errar em coisas pequenas, vai errar em coisas grandes, e está tudo bem. Errar faz parte da vida e quando você aceita que o erro faz parte de ser humano, brota uma coragem incrível aí dentro.
O que importa aqui é: o aprendizado permanece sempre. O que você pode aprender e fazer diferente da próxima vez? Essa é a maior lição que você pode tirar dos seus erros.
O medo existe, mas você precisa agir apesar dele, porque se você der ouvidos a um receio qualquer, nunca conseguirá dar o próximo passo para tirar seus objetivos e sonhos do papel.
A autossabotagem
A autossabotagem é um problema real, que tem impedido muitas pessoas de realizarem seus desejos. E, é um problema que está atrelado a baixa autoestima, sabia?
Se sabotar faz você procrastinar, faz você duvidar de si mesma, e faz até você ficar buscando desculpas e desculpas para não fazer o que precisa ser feito.
Portanto, deixe para trás a autossabotagem, procurando desenvolver a sua autoestima. Identifique os momentos em que ela acontece, e atue para combatê-la. Além disso, cuidar da sua saúde mental é um passo fundamental para lidar com essa questão.
O piloto automático
Por fim, é hora de abandonar o piloto automático e viver uma vida com intenção.
Coloque intenção no que você faz diariamente. Saiba o porquê você está fazendo determinada tarefa. Acima disso, aproveite o processo.
O piloto automático te deixa muito confortável, e ele, em algum momento, pode ser ruim. Nós não enfrentamos medos no conforto, muito menos nos desafiamos no conforto.
Dessa forma, se você quer agir mais e realizar seus objetivos no próximo ano, deixe para trás o piloto automático e viva com intencionalidade.
Leia aqui: como sair da zona de conforto e mudar a sua vida
Essas são coisas essenciais que você precisa começar a mudar na sua vida para evoluir.
Nos conte aqui: Qual dessas coisas é a que mais te atrapalha e você vai mudar a partir de agora?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
Conheça a Academia de Protagonistas.
Produção do Conteúdo por Kamila Ruas | @kamillaruas
Revisão do Post por Luana Santana | @meuepilogo