Dias produtivos fazem parte dos seus sonhos?
Se você ainda não vive isso, e se deseja tirar seus sonhos do papel, está mais do que na hora de se livrar da procrastinação e começar a ter uma vida mais produtiva.
A produtividade é um atributo essencial para quem quer conquistar objetivos em todas as áreas da vida. Ser produtiva é saber o que fazer e não sobre fazer tudo. Não diz respeito à quantidade de tarefas, e não é ter um dia cheio.
Ser uma pessoa produtiva é saber equilibrar, conseguir cumprir as tarefas do dia e ter uma qualidade de vida. Então, se você ainda não conseguiu esse equilíbrio, continue aqui que hoje você vai aprender 3 coisas essenciais, que vão te ajudar a ter dias mais produtivos e organizados.
1) Um bom planejamento
Um bom planejamento semanal e diário é essencial para alcançar dias produtivos. Isso porque, é através do planejamento que você conseguirá: visualizar tudo o que precisa fazer, definir suas prioridades e focos.
Além disso, somente com o planejamento que você saberá o modo de guiar seu dia, descarregar a sua mente e focar naquilo que é necessário.
Como fazer um planejamento?
Um planejamento eficiente começa com um bom planejamento mensal, pois é com ele que você entende o que é urgente para resolver no mês, quais serão os seus compromissos, metas e tarefas.
Feito seu planejamento mensal, é hora de criar o hábito de criar o seu planejamento semanal e diário. A partir deles, você conseguirá organizar e categorizar suas tarefas nos dias da semana.
E, detalhe! Esse momento de organizar a sua semana e seus dias será importante para fazer uma descarga mental. Portanto, o primeiro passo será anotar todas as tarefas que estão em sua mente, não necessariamente em ordem. Só coloque todas no papel, e depois disso, você pode analisar cada uma:
- Separe as tarefas urgentes e as que você quer focar. Estas serão as prioridades;
- Depois, anote as tarefas que são importantes fazer;
- Organize também os hábitos diários: Leitura? Academia? Algum hobbie?
- Veja se algumas ações podem ser deixadas para as próximas semanas, principalmente se seus dias já estiverem “cheios”;
- Anote também aquelas atividades que você normalmente faz todo dia. Por exemplo, dar uma geral na casa.
Lembre-se: encher o seu dia de tarefas, ter uma lista enorme de afazeres, não é sinônimo de produtividade. O seu check list do dia precisa ser objetivo, focado e claro – ou seja, com tarefas que façam sentido cumprir naquele dia e que você sabe que conseguirá cumprir. Nesse caso aqui, deve-se utilizar o autoconhecimento e a sinceridade consigo mesma.
- Pergunte-se, eu consigo dar conta disso hoje? Se sim, vá fundo! Se houver dúvidas, diminua a lista!
Saber reconhecer do que você dá conta e entender as tarefas que fazem parte do seu dia é fundamental para não gerar frustrações e auto cobranças desnecessárias. Dias produtivos também é sobre se conhecer.
2) Crie Rotinas
Ter as suas rotinas estabelecidas é fundamental para um um dia produtivo, equilibrado e de qualidade. É através dessas rotinas, que você terá mais motivação para fazer as suas atividades.
Algumas rotinas importantes para você implementar:
Rotina da manhã: a rotina da manhã vai te ajudar a despertar e desenvolver energia para o dia que está iniciando. Você pode começar tomando seu café da manhã, se arrumando, lendo um livro que te motive, ouvindo uma música que te anime, fazendo algum exercício físico, meditando… Enfim, as possibilidades são diversas.
Escolha aquilo que você gosta, no tempo que você tem e que faça sentido no seu dia.
Da noite: já a rotina da noite, serve para você relaxar. Ler um livro mais tranquilo, beber um chá, assistir um episódio daquela série que você ama, tomar um banho, escrever e organizar seu próximo dia, são alguns dos contextos que você pode incluir para fazer nesse momento.
De exercícios: praticar atividade física é essencial para manter a saúde (física e mental) e a disposição no dia a dia. Muito mais do que estética, é sobre mentalidade e qualidade de vida. Encontre alguma atividade da qual você gosta de fazer e sabe que poderá manter constância.
3) Desenvolva seu Foco
Ter foco vai te auxiliar a economizar tempo e ser mais produtiva no seu cotidiano. Por isso, invista em desenvolver seu foco.
O primeiro passo para isso é:
Entenda qual horário do seu dia você se sente mais produtiva e motivada.
Desse modo, você vai deixar as tarefas que são prioridades para esse momento.
Após entender o seu horário de maior produtividade, você vai fazer um exercício de auto-observação para descobrir o que tira seu foco. É o celular? A televisão? O ambiente em si? Alguém que fica conversando?
E, ao identificar esse “empecilho”, ficará mais fácil de se organizar e evitar o que tira seu foco.
→ Para o celular, o ideal é desativar as notificações e deixá-lo longe;
→ Com a televisão, deixe-a desligada, no mudo, ou vá para um ambiente que não tenha o aparelho;
→ Já para o ambiente, ele precisa estar organizado e com tudo aquilo que você irá usar naquele momento. Evite ter de ficar se levantando e saindo para buscar algo – como água, por exemplo.
Estratégias
Existem estratégias e técnicas para manter o foco, como a técnica Pomodoro. Nela, você usa um cronômetro e fica no modo foco por 25 minutos na tarefa. Depois, você faz uma pausa de 5 minutos e retorna por mais 25 minutos o foco. E assim, pode seguir esse esquema até finalizar suas tarefas que exigem mais concentração.
Outra dica é dividir seu dia por blocos e, eles podem até ser temáticos. Por exemplo:
- Rotina da manhã.
- Bloco de trabalho das 8h às 12h: responder e-mails, fazer atendimento, finalizar um projeto.
- Bloco do almoço: 12h às 13:30, com almoço, descanso, leitura.
- Trabalho: 13:30 às 17:30, com produção de conteúdo e reunião.
- Para organizar a casa: 17:30 às 18:30. Momento para dar aquela geral, lavar louça, colocar roupa para lavar…
- Sua rotina da noite.
Nesse estilo de organização, você sabe que, naquele horário que definiu – naquele bloco de tempo – você terá tarefas específicas para finalizar e só elas importarão durante dado horário do dia.
Quer ter dias produtivos? Então, insira essas 3 coisas na sua vida. Mantenha a disciplina e a consistência e, principalmente, não desista. Teste maneiras de se planejar, novas rotinas, hábitos, e não tenha medo de inovar (testar) até descobrir o que funciona na sua vida. Esse é um erro que muitas pessoas cometem: chutar o balde da organização se não foi produtiva em um único dia.
Saiba que não existe ninguém 100% produtivo. Dias ruins sempre vêm. Além disso, a procrastinação existe e acontece mesmo com pessoas altamente produtivas, mas, a diferença é que elas não desistem e não deixam rasos momentos se tornarem recorrentes em suas vidas.
Seguindo o que falamos hoje, você conseguirá ter dias produtivos com frequência, realizar suas tarefas, ter qualidade de vida e tempo para cuidar de si.
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
Conheça a Academia de Protagonistas.
Produção do Conteúdo por Kamila Ruas | @kamillaruas
Revisão do Post por Luana Santana | @meuepilogo