Será mesmo que 24 horas não são suficientes, ou é você quem está cometendo atitudes e fazendo coisas que estão roubando o seu tempo?
Certos hábitos e atitudes que temos durante o dia, por mais inocentes que pareçam, podem acabar com o nosso tempo. E, quando percebemos, já chegou o final do dia, com mais da metade das tarefas não cumpridas ou feitas de maneira incompleta.
Se você tem sofrido com isso, é preciso prestar atenção no seu dia e nas suas tarefas. Então, hoje trouxemos 7 coisas que roubam o seu tempo e que você sequer percebe.
Pegar o celular de 5 em 5 minutos
Você sabe que fazer isso não ajuda, né? Mas, ainda assim se dá desculpas, de que é só “uma olhadinha” ou que vai responder apenas uma mensagem. Sabemos que não funciona dessa forma.
Pegar o celular de 5 em 5 minutos para responder mensagens, conferir as horas, ou qualquer outra coisa, se transforma em uma bola de neve e rouba toda a sua atenção e foco.
Quando você percebe, já está vendo algum vídeo ou rolando o feed por, pelo menos, 30 minutos. O foco e a vontade de seguir com a tarefa que estava fazendo foram embora…
Portanto, uma maneira de acabar com essa ação que compromete o seu desempenho é desativar as notificações – principalmente das redes sociais – e deixar o celular longe no momento em que precisar focar numa determinada tarefa. Essa atitude vai te ajudar a ter mais atenção, a prolongar o seu foco e, felizmente, concluir as suas tarefas mais rapidamente e de maneira mais eficiente.
Rolar o feed das redes sociais
No mesmo sentido do “ver o celular de 5 em 5 minutos”, rolar pelo feed de modo constante durante o dia é algo que nem percebemos, mas quando vamos conferir, horas já se passaram.
Mesmo que você já tenha cumprido seus afazeres do dia, e vá conferir as redes sociais, defina um tempo para esse momento, senão se tornará fácil perder a noção do tempo.
Você pode colocar um despertador para te lembrar a hora de parar e seguir com a sua rotina.
Tentar ser multitarefa
Este, sem dúvidas, é um dos maiores erros que infelizmente cometemos, e que prejudica o nosso tempo e produtividade.
Tentar ser uma pessoa multitarefa vai acabar com o seu tempo, com a sua disposição, e consequentemente, gerar uma ansiedade, estresse, tornando-a improdutiva.
Sabe por quê? Porque o nosso cérebro consegue focar plenamente apenas em uma coisa por vez. Ele até faz pequenas e rápidas alternâncias de foco, o que nos dá a errônea impressão de que ele está mantendo (ou consegue manter) a atenção em várias coisas. Entretanto, é apenas uma impressão, uma ilusão. A cada troca de atenção, há um tempo necessário para o cérebro se reconectar com a nova atividade, o que consome energia mental.
Por isso, foque em uma tarefa por vez. Acredite, vai te ajudar a economizar tempo e a ter mais foco, então, você fará a tarefa com menos chances de errar, não terá tantos retrabalhos e, a longo prazo, será muito mais produtiva.
Falhar no planejamento
A falta de planejamento e desorganização são grandes ladrões do tempo.
Nós cumprimos muitos papéis e tarefas no dia a dia: trabalho, casa, estudos, papel de mãe, funcionária, filha, amiga, esposa, estudante e, no meio disso tudo, precisamos zelar por nós mesmas, seja com atividade física, leitura ou hobbies.
As tarefas são diversas e volumosas. Assim, quanto mais você se organiza e se planeja, mais fácil ficará de economizar tempo e equilibrar tantas “obrigações”.
Com a falta de planejamento e organização, você perde tempo pensando no que precisa fazer, e começar o dia assim já te leva a ter menos foco; logo, acaba com o seu tempo.
Planeje o seu dia, sua semana e seu mês para economizar tempo e energia.
Falhar na disciplina
Ter disciplina, além de economizar tempo e energia, leva você a realizar muito mais.
A falta de disciplina te faz desistir rápido das coisas, porque te suscita a pensar demais. E, pensar demais em tarefas que precisa fazer ou hábitos que quer manter, é o que traz a desistência.
Nosso cérebro sempre vai escolher fazer o que gastará menos energia, o que nos dará menos trabalho. Ir na academia é um hábito que gasta energia, e se você parar para pensar sobre ir ou não, você não irá. Em vários momentos, você vai enrolar até onde conseguir – consequentemente, perder tempo – e depois, desistir.
Sendo assim, se você quer ter mais tempo no seu dia, concluir as suas tarefas e hábitos, desenvolva disciplina.
Assumir responsabilidades que não são suas
Se você sofre com a síndrome da boazinha, então é alguém que carrega responsabilidades que não são suas. Seja problemas familiares, de amigos, do trabalho, você os coloca nos ombros.
Quando não impomos limites a nós mesmas e aos outros, acabamos dizendo “sim” para tudo, assumindo responsabilidades que sequer são nossas. O perigo disso é que, quando você carrega um peso que não é seu, você perde tempo, se estressa, e a ansiedade bate – a sua saúde vai embora.
Há outras maneiras de ajudar as pessoas sem assumir as responsabilidades delas. A única responsabilidade que você deve assumir é a com a sua vida, com os seus objetivos, com os seus valores e com o seu caráter.
Reclamar o tempo todo
Reclamar sem agir, sem buscar soluções, é acabar com o seu tempo e energia, Cuidado, essa atitude pode se tornar um vício.
Quando você só reclama, acaba realizando pouca coisa, ou simplesmente nenhuma.
É preciso desenvolver a mentalidade e a resiliência. Os problemas acontecem na vida de qualquer um. Dias chatos e tristes não são impossíveis, bem como a preguiça e falta de motivação podem aparecer. Isso é um fato. Por isso é tão importante cuidar da sua mente, pois entender o que você faz com esses momentos é o que importa.
Você pode reclamar, mas precisa agir acima de qualquer coisa, para solucionar o problema. Foque no que pode dar certo, na solução, no amanhã, nas coisas boas.
Comece a se observar:
- Você vive reclamando?
- Como é o dia em que você só reclama? As coisas dão certo ou tudo acaba por dar errado?
- Como seria um dia caso não reclamasse e tentasse focar na solução?
São essas coisas que nos fazem jogar no lixo o nosso tempo. E o tempo que temos hoje, o agora, é importante demais. É nele que a vida acontece. É onde você corre atrás dos seus sonhos e objetivos, que cuida da sua saúde, foca naquilo que te faz feliz e que te preenche. Cuide do seu tempo.
Agora, nos conte aqui: Qual dessas coisas é a que mais você precisa mudar para parar de perder tempo?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
Conheça a Academia de Protagonistas.
Produção do Conteúdo por Kamila Ruas | @kamillaruas
Revisão do Post por Luana Santana | @meuepilogo
Que post excelente hahaha, eu amei muito!!!. Das 7 coisas, me identifiquei com 6 (ops… KKKKKKK), irei busacar melhorar, pois isso será um investimento e me ajudará ganha mais tempo (tic, tac, tic, tac…). Obrigado pelo conteúdo, espero conseguir acompanhar os próximos, beijão para todos da @VocêProdutiva. S2
hahah isso mesmo, o importante é ir atrás para melhorar. Obrigada pelo carinho, beijos!
Eu adoro o conteúdo do blog!
Se tivesse a opção de curtir eu ia amar.
Ficamos muito felizes em saber disso, Talita. Obrigada. <3