Como começar a planejar o seu negócio digitalO empreendedorismo está em alta no mundo todo. Pessoas que não querem mais CLT e que possuem conhecimento em determinada área estão cada vez mais percebendo que isso pode ajudar outras pessoas. Por isso, estão cada vez mais se lançando e abrindo seu negócio, principalmente na Internet. O negócio digital tem a tecnologia e a inovação como fundamentos. Mas se engana quem pensa que é fácil, só por ser na internet. Muito pelo contrário, para abrir um negócio digital hoje é preciso ter conhecimento básico em diversas áreas, não só em uma. 

Além disso, é preciso muito planejamento, organização, dedicação e coragem. E pensando nessas pessoas que estão querendo empreender na internet, trouxemos algumas dicas básicas para você começar a planejar e idealizar o seu negócio digital. 

Vamos nessa? 

Nicho: em que área você deseja atuar?

Definir o nicho do seu negócio é imprescindível para o sucesso dele. É necessário decidir qual área você irá atuar com seu negócio digital e em seguida estabelecer, qual será seu público específico. Público específico é aquele grupo de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante. Ah, mas como começo com isso? Como sei quem é meu público-alvo? Meu nicho? Para iniciar comece respondendo às perguntas básicas: 

Quem são os seus clientes? 

Para quem você oferta os seus produtos? 

O que atrai o interesse deles?

Após, você precisa pesquisar! Só vai conseguir definir isso através de muitas pesquisas. 

Com isso, você consegue vender e definir estratégias com mais clareza, pois quanto mais específico for seu público, as chances de você de fato atender as necessidades da sua audiência são bem maiores. Além disso, é tudo fica mais “fácil” de resolver, produção de conteúdo, cores, estratégias, quais serão as redes sociais que vai focar, etc. 

Presença digital

Já com o público determinado vai ser mais fácil definir sua presença digital. Você vai escolher em quais redes sociais deseja estar presente e com que frequência irá postar. 

É importante dizer que a frequência é algo particular e que está sempre em transformação. Quando falamos de redes sociais falamos de mudanças. Pois, algo novo aparece todos os dias. O importante é estar por dentro e ir testando e vendo que funciona para o seu negócio e o que não funciona.

Mas, o essencial é a sua presença digital, você precisa estar online e ter constância. 

Conteúdo

Esse aqui é um assunto importante. O conteúdo é uma ferramente muito útil para a construção da imagem da sua marca. É aquela estratégia em que você consegue mostrar de fato para o público que sua empresa é especialista no assunto. Que você sabe e tem entendimento. 

O conteúdo aumenta sua visibilidade nas redes sociais, traz interação e ajuda a educar o seu mercado. Ter isso definido e postar com constância, com certeza vai te trazer resultados.

Então a dica é: planeje seu conteúdo com antecedência! Se organize e planeje conteúdo para os próximos 3 meses. Assim sabe que não irá faltar. 

Rotina 

por que você deveria ser uma pessoa organizada

Falando em organização, tenha uma rotina definida. Qual será seu cronograma para produzir conteúdo, para atender os clientes, criar produtos, responder dúvidas, gravar stories, analisar métricas, revisar, etc. 

Com uma rotina organizada você não corre o risco de se perder e ficar sem conteúdo ou até mesmo sem atender clientes. 

Conhecimento

A área em que você quer abrir um negócio digital é a sua? Você tem conhecimento sobre isso ou é algo que tem só interesse? É fundamental estudar todas as áreas que envolvem seu negócio digital. Não só a área do seu produto, mas tudo o que envolve gerir um negócio. É preciso saber um pouco sobre marketing, administração, contabilidade, etc. Estude sobre todas as áreas que rodeiam sua empresa, com isso, é muito mais fácil você destacar o seu negócio. 

Empresa

Você vai começar o seu negócio como pessoa física, ou vai abrir um CNPJ? 

Pode iniciar como pessoa física, mas conforme o negócio vai crescendo, é importante regularizar para não ter nenhum problema. Você pode ser MEI (microempreendedor individual) e conforme o seu faturamento for aumentando, mudar a sua empresa também. 

Sua marca

É importante ter clareza sobre a imagem que você quer transmitir. Cores, formas, formato da letra, sua forma de falar, se vestir, etc. Tudo isso influência diretamente no seu negócio digital e na percepção que seu público terá sobre sua marca. 

Tenha sempre cuidado com isso, não quer dizer que tenha que mudar seu jeito ou “forçar” algo. Seja sempre sincera com seu público e, principalmente, seja você. 

Essas foram algumas dicas para você começar a planejar seu negócio digital. Pode assustar um pouco, com o tanto de tarefas para cumprir, mas se esse é o seu desejo, seu objetivo, vá em frente! Comece! 

Gostou das dicas? Conta pra gente aí qual o seu negócio digital?