tudo-sobre-habitos

Você sabia que a sua vida gira em torno dos hábitos que você tem? Eles podem ser bons ou ruins, podem te dar energia ou sugá-la e tudo isso depende de você ter intenção na hora de construir a sua rotina.

Muito mais do que conseguir ler todos os dias, os hábitos são ações que garantem qualidade de vida, nos ajudam com a produtividade e a conquistar metas e objetivos.

No post de hoje vamos entender mais sobre hábitos, o que são, o que impede de mantê-los, como desapegar de hábitos ruins e como estabelecer novos que vão te ajudar a evoluir e conquistar seus objetivos. 

O que são hábitos? 

Pare por alguns minutos e pense na sua rotina. O que você faz logo que acorda? O que faz antes do almoço? E logo depois? Tem o costume de comer um docinho ou tomar um café? E quando chega em casa do trabalho ou de algum compromisso que teve na rua, você faz o quê? Se joga no sofá ou faz outra coisa?

Já pensou nisso? Existem comportamentos e ações que fazemos todos os dias e estão tão internalizadas que é automático realizá-los. Isso acontece de coisas mais simples, como tomar banho, até coisas mais complexas, como estudar durante 1 hora ou ler X páginas no dia. 

Tudo isso são hábitos. Hábito nada mais é do que ação e comportamento, é fazer algo de forma regular e que, depois de um tempo, se torna automático. Eles existem para poupar nosso cérebro de ter que tomar decisões o tempo todo, ou seja, facilitam para que a nossa mente não tenha que ficar pensando em cada detalhe.

Então, podemos dizer que vivemos no automático boa parte do nosso dia? Sim. De acordo com uma pesquisa da Universidade Duke, dos EUA, 40% da nossa rotina é composta por hábitos automáticos. Ou seja, fazemos as coisas e nem refletimos sobre elas, pois já estão internalizadas. 

O lado bom e ruim de serem automáticos

tudo-sobre-habitos

O lado bom de hábitos serem ações automáticas é que o nosso cérebro tem mais energia para outras coisas mais importantes, como aprender algo novo. Além de que, quando essas ações são saudáveis se tornam automáticos, colaboram para uma vida também saudável.

O lado negativo é que, assim como os bons hábitos, os negativos são aprendidos e feitos também de forma automática. Por exemplo: alimentação baseada em fast food, dormir tarde, acordar tarde, fazer várias coisas ao mesmo tempo, se criticar o tempo todo, passar o dia vendo tv ou no celular…

A lista é grande, e essas são coisas que atrapalham o nosso desenvolvimento pessoal. Por isso, se torna tão importante desapegar de hábitos negativos e implementar hábitos saudáveis na sua rotina, se você quer evoluir e ter mais qualidade de vida. 

Dito isso, para mudar seus hábitos negativos é importante:

  • Observar em quais momentos você age de forma automática e acaba reforçando hábitos negativos
  • Estabelecer ações e estratégias para evitar esse hábito e substitui-lo por um novo hábito

O que te impede de manter novos hábitos

Quando você decide que quer estabelecer novos hábitos, precisa ter em mente e se observar para não atrapalhar a consistência deles. 

E é nesse momento de auto-observação que você conseguirá descobrir o que te impede de manter seus hábitos. Assim, fica mais fácil criar estratégias para driblar essas situações. 

Coisas que te impedem de manter novos hábitos: 

Criar muitos hábitos de uma vez só: você é aquela que decide que amanhã vai mudar toda a sua vida? Talvez você até consiga manter seus novos hábitos por uns dias, mas depois tudo voltará a ser como antes. 
Sabe por que isso acontece? Porque você não consegue mudar sua vida do dia para a noite e iniciar tantos hábitos de uma só vez.
Você precisa de foco. Estabelecer um hábito é algo que acaba demandando muita energia e força de vontade o tempo inteiro, portanto, é preciso iniciar aos poucos.
Começar com metas grandes: você quer ter o hábito de ler livros, está sem fazer isso há meses, e define que vai ler por 1h todos os dias. Será que isso vai funcionar? Na maioria dos casos, não.
Por isso, comece com pequenas metas, por exemplo: ler 5 páginas e ir adicionando 1 página por dia.
Depender de motivação: quando começamos um hábito é sempre maravilhoso, estamos com energia e focadas, pelo menos na primeira semana. Em algum momento, essa energia vai embora, e então qualquer coisa vira motivo para você não fazer o que precisa.
É por isso que é importante desenvolver a sua disciplina, ou seja, levar seus hábitos como compromissos importantes.
Não adaptar a sua rotina: você quer adquirir um hábito, mas nem pensa na sua rotina. Por exemplo, se você define que fará exercícios pela manhã, mas tem muitas coisas para fazer, ficará difícil manter a consistência. Portanto, observe o que se encaixa na sua realidade.
Desistir quando falha: se você desiste apenas por ter falhado 1 ou 2 dias, não conseguirá instalar novos hábitos na sua vida. Falhar faz parte, imprevistos acontecem, mas desistir não deve ser uma opção.
Aceite que aconteceu, e amanhã é outro dia!. Você pode continuar. É melhor fazer com o que tem do que não fazer.

Como iniciar novos hábitos 

tudo-sobre-habitos

Quer adquirir bons hábitos finalmente? Então, reflita:

Que hábitos você precisa ter para estar alinhado com o que deseja realizar?

Desses, quais são os 2 que você pode priorizar nos próximos dias?

Com qual frequência você irá praticá-los, e em qual momento do dia?

Lembre-se que é a disciplina que vai fazer você manter seus hábitos. Não é motivação. 

Agora que você sabe tudo sobre hábitos, nos conta aqui nos comentários: qual hábito ruim você quer desapegar? Qual hábito saudável que quer adquirir e por quê?

Não esqueça de nos seguir no Instagram.

Acompanhar o canal no YouTube.

Entrar no nosso canal no Telegram.  

E conhecer a Academia de Protagonistas