Você é aquela pessoa que sofre com a procrastinação?
Senta para fazer uma tarefa no computador, pega o celular, escuta um áudio, responde mensagens, volta para a tarefa, minutos depois está rolando o feed, abre e-mail para responder, levanta para pegar água e quando vê já está limpando a casa…
UFA! Cansou só de ler? Pois é! E no final, a tarefa que precisa fazer, ficou lá pela metade ou nem conseguiu começar, certo?
Portanto, se você está cansada de planejar um dia cheio de tarefas e chegar ao final dele sem realizar quase nada porque fica procrastinando, vem com a gente que vamos te ajudar a mudar isso!
Entenda o porquê de você procrastinar
Você sabia que a procrastinação esconde algo maior? Sim! A procrastinação é uma forma de autossabotagem para evitar uma dor. É um sintoma, não a causa de algo, e pode ter vários motivos!
- Falta de planejamento
- Perfeccionismo
- Autoestima baixa
- Inseguranças
- Medos: do fracasso, de dar certo, de ser julgada
- Ansiedade
- Depressão
Então, o primeiro passo para vencer a procrastinação é entender de onde ela vem! Portanto, pare por um momento e pense na sua rotina e nas suas próprias experiências para identificar quais são os motivos que estão te fazendo procrastinar atualmente.
- Como é seu dia?
- Quando procrastina, qual tarefa normalmente é?
- O que acaba fazendo quando procrastina? Fica no celular? Assistindo TV?
- Qual sentimento está tentando evitar com a procrastinação?
Elimine as distrações que fazem você procrastinar
Depois de identificar os motivos pelo qual você procrastina, é hora de entender e eliminar o que tira o foco das suas tarefas.
Se você viu que procrastina usando o celular rolando o feed das redes sociais, deixe ele longe. Agora se está vendo série, TV, deixe ela desligada e mude para um ambiente que não tenha uma.
Se você se distrai porque começa a conversar com alguém, explique para a pessoa que você precisa focar agora e que a conversa fica para depois, ou, mude de ambiente se for necessário..
Busque a melhor solução dentro da sua realidade, mas elimine as distrações. Logo, conseguirá focar muito mais e terminará sua tarefa em dia.
Tenha rotinas e gatilhos
Rotina da manhã, rotina da noite, gatilhos para começar as tarefas… Rotina é fundamental para você conseguir realizar suas tarefas e, principalmente seus hábitos.
Uma boa rotina da noite vai te ajudar a dormir melhor e isso, vai te ajudar a descansar bem. Sua mente, seu corpo precisam deste momento para conseguir funcionar bem! Não negligencie uma boa noite de sono.
Logo, uma boa rotina da manhã vai te ajudar a despertar e ter energia para o dia. Ler, meditar, escrever, fazer sua skincare, tomar um café, atividade física, ouvir uma música, seja o que for, faça algo que traga energia para começar o dia.
Gatilhos são coisas que você faz antes de começar um hábito ou tarefa. Essa ação vai preparar sua mente, ela entende que depois de fazer X coisa, você vai fazer X.
Por exemplo: você vai trocar de roupas enquanto escuta uma música que ama porque depois disso vai para a academia.
Você vai se arrumar, organizar sua água, seu café e pegar seu planner para ler o que precisa fazer no dia e, logo, começa a trabalhar.
Planeje o seu dia
Ter um dia planejado ajuda a combater a procrastinação, mas, isso não quer dizer ter mil tarefas para fazer. E sim, ter prioridades, hábitos e saber o que precisa ser feito.
Portanto, tire um tempo, na noite anterior, para planejar seu próximo dia. Coloque sua rotina, defina até 4 ou 5 prioridades – tarefas que serão as mais importantes do seu dia e que não podem ser deixadas para depois.
Siga seu planejamento, foque nos momentos em que precisa focar e sempre esteja preparada para imprevistos, eles sempre acontecem.
Divida o dia em blocos
Muitas vezes, pode ser difícil manter o foco por muito tempo. Então, defina blocos de tempo para conseguir fazer suas tarefas do dia.
Você pode definir blocos de tempos por tarefas, por turnos e também para pausas.
Alguns exemplos:
Bloco de tempo por tarefa: das 9h até 12h você vai trabalhar; Das 13h30 às 16h, vai resolver tarefas que são fora de casa; Das 16h30 ás 18h, vai estudar.
Bloco de tempo por turno:
Manhã: trabalho das 8h às 12h.
Tarde: trabalhar entre 13h e 15h / estudar entre 15h e 18h
Noite: entre 18h e 21h, tempo para rotinas, hábitos, e cuidados com casa.
Bloco de tempo para descanso: das 9h às 12h você vai estudar. A cada 45 minutos, pode fazer uma pausa de 5 a 10 minutos para beber água e descansar a mente.
Isso vai te ajudar a focar na tarefa que precisa ser feita!
Uma outra dica importante sobre blocos é fazer tarefas que são parecidas no mesmo bloco de tempo. Por exemplo, se você vai sair para ir na academia de tardezinha, aproveite e vá ao mercado logo após, assim, você já faz 2 coisas que são fora de casa.
Comece pela tarefa mais importante
Se você sabe que tem problemas com a procrastinação já comece seu dia pela tarefa mais importante. Aquela que você tem enrolado faz tempo.
Assim, se torna muito mais difícil você deixar de fazer ela e, certamente, ficará mais motivada e se sentirá mais confiante, já que a tarefa que vem adiando há tempos foi feita.
Por fim, você precisa entender que não vai parar de procrastinar do dia para a noite. Você precisa ter paciência, consistência e disciplina, é isso que vai te ajudar a manter bons hábitos e ter uma rotina produtiva. Então, não desista!
Ah, e claro, se quer de fato acabar com a procrastinação e tirar seus objetivos do papel, você precisa conhecer o Guia para Vencer a Procrastinação. Esse manual completo te mostra exatamente o método passo a passo para deixar a procrastinação para trás, parar de planejar e começar a AGIR para conquistar os seus objetivos!
Agora nos conta aqui: qual hábito ou tarefa você tem procrastinado?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
E conheça a Academia de Protagonistas.