Você se sente merecedora? Da sua casa, do seu trabalho, da sua rotina, dos elogios que recebe, do seu futuro? Se você respondeu não, ou, acha que algumas coisas merece e outras nem tanto, então seu senso de merecimento está baixo e, mais que isso, está te impedindo de realizar seus sonhos e objetivos. No post de hoje você vai aprender o que é senso de merecimento, sinais de que você precisa desenvolvê-lo e como ele afeta sua vida.
O que é senso de merecimento?
O senso de merecimento está ligado a crenças. E crenças, são padrões de pensamentos que levamos como verdade absoluta na nossa vida. Elas podem surgir de experiências que vivemos, mas principalmente da nossa infância. Além disso, podem ser crenças conscientes e até mesmo inconscientes.
E tudo isso influencia sobre o quanto você se sente merecedora das coisas e pessoas que fazem parte da sua vida e também, das coisas que estão por vir, do futuro.
Se você acha que merece, se seu senso de merecimento está alto, você aceita elogios, oportunidades, relacionamentos saudáveis e sabe que pode conquistar tudo o que deseja. Mas, se seu senso de merecimento está baixo, tudo isso muda.
Quando você não se sente merecedora de alguma coisa, você empurra isso para longe da sua vida e se autossabota. Logo, acaba aceitando aquilo que acha que merece, que acaba sendo pouco. Um salário ruim, ser criticada, ser tratada de forma negativa e qualquer coisa ruim.
O primeiro passo para mudar é identificar os sinais de que seu senso de merecimento está baixo e, mais do que isso, entender de onde tudo isso vem.
Sinais de que você precisa desenvolver seu senso de merecimento
Cobranças em excesso: você se cobra por tudo. Sofre com o perfeccionismo, se não estiver perfeito você se considera mediana e até ruim. Não tira tempo para descansar, porque acha que nunca fez o suficiente, logo, não merece esse momento.
“Só merece quem sofre muito”: você acredita nessa crença de que para conquistar riqueza, sucesso, sonhos, objetivos, seja o que for de bom, precisa sofrer. Mas isso não é verdade!
Você não sabe receber elogios: quando recebe um elogio fica se justificando, falando que “não é nada demais”. Seja sobre a roupa que está vestindo ou sobre algum trabalho que realizou.
Sente que está no lugar errado: você se sente sortuda por ter o que tem, e não olha para tudo o que conquistou. Você trabalha em uma empresa e vê todos seus colegas como ótimos profissionais, pessoas de alto nível, mas não se vê com os mesmos olhos e acha que tem sorte, por estar ali e não porque mereceu.
Rir dos seus maiores sonhos e desejos: sabe aquela viagem ou aquele sonho mais ousado que tem? No fundo você acha que nunca vai realizar, porque é muito “impossível” e ri disso.
Reduzir sua ambição: você até é uma pessoa ambiciosa, mas acaba diminuindo suas expectativas porque acha que nunca vai conseguir realizar, se contenta com a metade do que realmente queria, isso serve para relacionamentos, trabalhos, salários…
Como afeta seus objetivos
Se o seu senso de merecimento está baixo, você deixa de conquistar tudo o que realmente deseja. Porque você acaba aceitando qualquer coisa.
Perdemos a autoestima e o valor pessoal, limitamos a qualidade de tudo na nossa vida, quando não temos esse senso de merecimento. Portanto, relacionamentos familiares, amorosos, amizades, trabalho e em qualquer área da sua vida isso pode acontecer.
Perde-se espontaneidade, opinião própria, personalidade, autenticidade. Ou seja, nos tornamos uma pessoa passiva na própria vida.
E isso pode levar até a problemas com a saúde mental. Por isso, se faz tão necessário prestar atenção em como anda seu senso de merecimento e como você se enxerga como pessoa.
Comece a se perguntar: de onde surgiu essa falta de merecimento? De alguma situação específica? Da sua criação? Dos seus relacionamentos?
Como você se enxerga? Como uma mulher que pode conquistar tudo o que deseja ou como uma mulher que precisa sofrer para realizar?
Identificar tudo isso vai te ajudar a tratar a raiz do problema. Logo, você vai começar a aumentar o seu senso de merecimento e quando isso acontecer você não vai se contentar com menos. Você vai querer sempre mais, vai querer os seus objetivos e sonhos mais “impossíveis” e será muito mais fácil de chegar lá.
Agora nos conta aqui: você se identificou com algum desses sinais? Acha que precisa trabalhar mais o seu senso de merecimento?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
E conheça a Academia de Protagonistas.
Excelente texto!
Me identifiquei com todos os pontos, infelizmente rsrs
É incrível como o senso de merecimento conduz nossa vida sem nem ao menos percebermos.
Um ponto que notei: sempre que vou fazer uma reunião com um cliente, não consigo por limites, me sinto inadequada e despreparada (mesmo tendo ouvido o contrário de outros clientes) e que não saberei fazer o trabalho corretamente…
É um processo mudar isso, e as vezes leva um pouco mais de tempo do que eu gostaria, mas sei que, se continuar, a mudança vem!