Rotina ideal: descubra a sua

É um fato que uma rotina equilibrada e organizada traz diversos benefícios para a nossa vida, como a realização de objetivos, metas, hábitos saudáveis e, consequentemente, uma vida mais feliz. 

O problema surge quando tentamos copiar a rotina de alguém que só vimos na internet – ou até de amigas – e, no momento que tentamos aplicar as mesmas ações no nosso cotidiano, obviamente, não funciona. Há a frustração e a comparação logo após isso. “Por que ela consegue e eu não?” ou “Eu não sou capaz de fazer isso”. 

Mas, quer saber a verdade? É impossível a rotina de outra pessoa funcionar perfeitamente para a sua. Afinal, temos vidas, histórias, trabalhos, condições diferentes e diversas outras coisas que influenciam na nossa rotina. 

Uma mãe tem uma rotina diferente de uma mulher que não tem filhos. Uma empreendedora vive diferente de quem trabalha CLT. Uma dona de casa tem um planejamento diferente de quem trabalha home office… Enfim, são rotinas e experiências diferentes, não há como copiar, entretanto, esse é um erro muito cometido. 

Claro que você pode se inspirar, adequar certos aspectos para a sua realidade, testar, mas, nunca será 100% igual ao que você se baseou. Portanto, o ideal é você descobrir e criar a SUA rotina, baseada na sua história, no seu trabalho, nas suas experiências, condições e no seu autoconhecimento. E, como fazer isso? 

No post de hoje, você vai aprender como descobrir a sua rotina ideal e ter sucesso com ela para conquistar suas metas, objetivos, a partir de dias mais produtivos. 

Os 5 passos para descobrir a sua rotina ideal

  • Autoconhecimento

O primeiro passo é investir tempo para desenvolver o seu autoconhecimento. É através desse conhecimento que você irá saber o que atrapalha seu dia a dia, o que tira seu foco, o que te faz procrastinar, como se sente quando acontece alguma situação chata, como lida com as adversidades e, principalmente, quais são os seus sonhos, propósitos e objetivos. 

Comece a observar como você reage a todas as situações da sua vida e escreva:

  • Como é o seu dia a dia;
  • Horários você sente mais preguiça;
  • Tarefas você tem mais propensão a procrastinar e o porquê;
  • Quais horários está mais disposta e focada;
  • O que te anima e te faz se sentir motivada. 

Esse processo vai te ajudar a identificar muitas coisas sobre si mesma e, é a partir dele que poderá criar estratégias para eliminar o que te atrapalha a manter o foco e, para desenvolver o que te ajuda a ter energia. 

  • Conheça os papéis que exerce  

Exercemos diferentes papéis na nossa vida: mãe, filha, esposa, namorada, aluna, funcionária, empresária, entre vários outros. São diversos papéis durante um único dia, e por isso, ter clareza sobre os papéis que você exerce hoje, é fundamental para questionar se realmente está fazendo sentido a forma com que tem dedicado a sua energia em cada um deles.

Você pode dar notas para cada papel. Está satisfeita em como sua rotina tem se alinhado a esses papéis? Por exemplo, na sua rotina, você tem se dedicado a cumprir o papel de aluna ou precisa separar 1h do seu dia para se dedicar aos estudos?

  • Escreva: a rotina ideal x a rotina realRotina ideal: descubra a sua

Visualize e escreva (na parte de “a rotina ideal”) como seria uma rotina ideal para você. Aquela rotina que sonha ou sempre sonhou em ter. 

Após, escreva como é a sua rotina hoje em dia: o que faz, como faz, em quais horários, sem deixar um único detalhe. 

Terminado o segundo passo, você irá comparar uma com a outra e ver o que da sua rotina “perfeita” é possível fazer no seu presente, ou seja, que faça sentido no seu dia a dia, além daquilo que ainda não é possível fazer.

Já na sua “rotina real”, você irá ver o que quer abandonar e deixar de fazer – horários que pode alterar e o que pode fazer de diferente a partir de hoje. Esse exercício vai te trazer clareza do que você quer e pode realizar na sua rotina. 

  • Divida seus dias em blocos 

Esse conselho é para você otimizar melhor seu tempo e ter uma rotina mais equilibrada em que consiga trabalhar, fazer suas tarefas da casa, ter tempo para si e para curtir com a família e amigos. 

Se você já identificou que consegue se concentrar mais pela manhã, separe este bloco para fazer as tarefas que exigem mais concentração e são as mais importantes do dia. 

Do mesmo modo que, se identificou que depois do almoço você sente mais preguiça e que seu ritmo diminui, defina uma tarefa que exija menos da sua mente, ou que possa talvez te “acordar”, mas sem muita pressão, afinal, não adianta forçar quando você sabe que não vai render. 

Outra dica é: deixe tarefas que são similares no mesmo bloco de tempo, além de definir dias específicos para resolver afazeres que são próximos, como por exemplo, separar um dia para limpar a casa e lavar roupas, outro para rever finanças e organizar seus gastos da semana. 

Há a possibilidade também de funcionar para você a separação de tarefas por dia, não por blocos. Exemplo: 

  • Segunda: pendências e compromissos fora de casa, mercado, banco, loja, coisas da mesma área e afins.
  • Terça: foco em algum projeto específico.
  • Quarta: estudos. 
  • Quinta: organizar e limpar a casa.
  • Sexta: projeto.

Enfim, o importante é testar! Para quem tem seu próprio negócio ou trabalha home office, pode ser que essa alternativa funcione melhor do que para alguém que trabalhe CLT. 

Lembre-se sempre de adequar os aspectos que quer à SUA realidade. 

  • Cuide do seu lazer e tenha horários de descanso

Uma rotina cheia de tarefas, sem tempo para descanso e lazer, acaba com a alegria, com a sua saúde mental e também a física. Portanto, defina dias e horários – se organize – para ter tempo de lazer e descanso. 

Sair com amigos, assistir séries e filmes que ama, ir em um restaurante novo, ao cinema, não importa o que seja, tire esse tempo para você! É através desses momentos que recarregamos nossa energia e motivação para viver.

Por fim, tenha sempre em mente que você pode testar várias rotinas e formatos para entender qual melhor funciona para você. Use a rotina dos outros para se inspirar, nunca para copiar. Só você sabe como funciona seu dia, sua história, o que quer conquistar e quem quer se tornar. Você, e só você, consegue!

Agora que você está pronta para criar a sua rotina, conta aqui para a gente nos comentários: qual seria a sua rotina ideal?

Na Academia de Protagonistas, nós te ajudamos a criar uma rotina mais leve, organizada e produtiva de forma prática, respeitando a sua personalidade e as suas necessidades. Aperte aqui para saber mais e fazer parte da plataforma!

Não esqueça de nos seguir no Instagram.

Acompanhe o canal no YouTube.

Entre no nosso canal no Telegram.

E conheça a Academia de Protagonistas.

Produção do Conteúdo por Kamila Ruas | @kamillaruas
Revisão do Post por Luana Santana | @meuepilogo