Você está cansada de tentar criar o hábito de se planejar, e com os dias, não conseguir mantê-lo?
Até acontece nos primeiros dias, nas primeiras semanas, mas depois, você simplesmente vai deixando de lado. Parece que nada sai do papel e, claro, você fica desanimada.
Bem, esse post é para você! Hoje você vai aprender a criar o hábito de se planejar e manter a disciplina no seu dia a dia.
O que é um hábito?
O Hábito nada mais é do que ação, um comportamento realizado de forma regular e que, depois de um tempo, se torna automático. Os hábitos existem para poupar nosso cérebro de ter que tomar decisões o tempo inteiro. Ou seja, facilitam algumas ações para que a nossa mente não tenha que ficar pensando em cada detalhe.
Para adquirir um hábito, é preciso consistência. O que isso significa? Repetir, repetir e repetir, quantas vezes forem necessárias uma ação não automática, até você perceber que não precisa fazer um grande esforço para realizá-la. Repetir até fazer parte da sua rotina natural.
E, para criar a consistência de um hábito, é preciso implementar algumas estratégias que vão facilitar você manter a frequência desse hábito na sua vida.
Tudo o que você precisa saber sobre hábitos
Clareza
O primeiro passo é entender o porquê você quer adquirir o hábito de se planejar.
Você deve estar pensando: “Ah, esse é simples. Eu quero ser mais organizada.”
Ok, mas você sabe o porquê quer ser mais organizada?
É para alcançar os seus objetivos? Deixar sua rotina mais leve? Ter mais tempo com a família? Tirar os projetos do papel? Se dedicar aos estudos? Focar no trabalho?
Quando falamos sobre clareza, estamos falando sobre ser o mais específica possível, não em generalizar esse “porquê”. Ao escolher um ponto essencial e único, você terá um objetivo claro do que quer ganhar ao consolidar o hábito de se planejar.
Crie um ritual
Criar um ritual diz respeito ao ambiente, ações e tudo o que irá envolver o hábito do planejamento.
- Por exemplo: você já deve ter um próprio ritual para quando vai sair de casa. Digamos que você tome banho, escute uma música enquanto troca de roupa e faz sua maquiagem, para logo depois organizar a bolsa e sair. Isso é um ritual.
Podemos criar um ritual com ações básicas para qualquer coisa. Portanto, o ritual também serve para os hábitos na nossa vida.
Alguns exemplos de rituais para criar o hábito de se planejar:
- Domingo à noite, para fazer o planejamento da semana: antes de ir se deitar, você acende uma vela, organiza seu espaço, coloca uma música tranquila e começa a planejar sua semana.
- No dia a dia: após finalizar suas tarefas e prioridades do dia, você se acomoda em um lugar confortável para ti, pega seu café, escuta uma música, e planeja o próximo dia. Depois disso, vai tomar banho e começar a sua rotina noturna.
- Você pode deixar seu planner ou onde você costuma se organizar, ou ao lado da sua cama. Da segunda maneira, antes de apagar as luzes para dormir, você pode fazer o seu planejamento.
Está chegando o lançamento do Planner VP 2023, limitado e exclusivo, que conta com ferramentas completas que você precisa para ter uma vida realizada e produtiva. O lançamento será no dia 07/11! Serão 4 opções de capa lindas e atemporais para você escolher aquela que é a sua cara, além de presentes especiais que somente você terá acesso ao adquirir o Planner Você Produtiva. Para não perder nada, entre na lista de espera aqui.
Enfim, o seu ritual para conseguir adquirir o hábito de se planejar vai depender da sua rotina, do que você sente que funciona melhor nela e de como você gosta de agir diariamente.
Por isso, faça testes. Teste o horário e rituais para ver qual se encaixa e faz mais sentido para você.
Persistência e consistência
Falhou um dia no hábito? Não deu certo? Recomece amanhã!
Não jogue tudo fora porque falhou um ou dois dias. Coisas assim sempre vão acontecer, imprevistos são comuns, e sim, você sentirá preguiça e pode até esquecer em certos dias, mas não pode desistir por nada disso.
Até o hábito se tornar automático e inegociável para você, o esforço será mais intenso e o foco também precisará ser maior.
Comprometa-se
Um dos maiores erros que você pode estar cometendo, sendo a razão por não conseguir manter o hábito de se planejar, é porque não tem comprometimento consigo mesma.
Você fala, mas não cumpre. Anota, mas não tira do papel. Consequentemente, o que você realmente quer realizar, as suas metas, objetivos, projetos são deixados de lado. Seja o que for, comprometimento é essencial para qualquer coisa que alguém vá fazer.
Serão 10 minutos do seu domingo e 5 minutos por dia para conseguir criar o hábito de se planejar. Dentro das 24h que você tem, esse hábito pode transformar a sua semana e seus dias, te deixando cada vez mais perto dos seus objetivos e fazendo, de fato, as coisas andarem.
Agora, responda aqui e nós vamos te ajudar com isso: qual a sua maior dificuldade para manter o hábito de se planejar?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
Conheça Academia de Protagonistas.
eu faço maratona nesse blog maravilhoso! conteúdo de OURO, obrigada por compartilharem tanto conosco. um beijo com muito carinho!