“Não consigo me manter motivada, me ajuda!”
“Nos primeiros dias até consigo, depois perco o foco e vem a desmotivação!”
Essas são duas das frases mais comuns que lemos por aí. Pessoas que estão querendo se organizar e serem produtivas, mas acabam se desmotivando e perdendo o foco com o tempo. Algumas relatam também sobre os picos de motivação e que até ficam empolgadas, mas só no início de algo novo como um projeto, trabalho, estudos, metas, etc.
Com isso, precisamos te contar um segredo, se prepara: ISSO ACONTECE COM TODO MUNDO! É ASSIM MESMO! Sim, a desmotivação e a perca do foco acontece com todo mundo, é normal. Mas sabe qual é a diferença de pessoas que são organizadas, focadas e motivadas? É que elas não desistem. É que APESAR da desmotivação, elas construíram a DISCIPLINA, que é o que faz ter continuidade. Hábito, constância, consistência e foco, essa é a “fórmula mágica”!
A motivação é muito importante para começar, é ela que vai te impulsionar no início para planejar, organizar e agir. Mas só ela não funciona. Sabe porquê? Pois, logo após o êxtase, vem nossa rotina e com ela surge dificuldades, problemas e afazeres e é por isso que acontece o desânimo. Diante disso, você precisa ter disciplina para cumprir suas tarefas e assim, criar o hábito para seguir no que você deseja alcançar, seja qual for o objetivo.
Ah mas como lidar com isso? Fico motivada, mas logo perco o foco. Inicialmente, você precisa ter plena clareza de onde quer chegar. Com isso, você tem um foco, um motivo e vai manter isso sempre em mente.
Quando souber disso, é hora de organizar e planejar. Quebre o grande objetivo em etapas menores para ficar mais fácil.
Ex: o objetivo deste ano é abrir uma loja de roupas online.
Ok, agora o que preciso fazer para isso acontecer?
- Saber o que quero vender (terá um nicho de roupas ou será tudo);
- Procurar fornecedores;
- Criar um nome, um logo, o perfil;
- Calcular os valores das peças, quanto vou lucrar?
- …
Com isso, você consegue visualizar o que realmente precisa para chegar lá. O passo a passo.
Agora, quando você for cumprindo cada etapa, é importante para você se recompensar. Mostre para si mesma que você está progredindo e merece. A recompensa pode ser um jantar com algum amigo ou maratonar uma série. Aquilo que você quiser e que te trará esse sentimento de merecimento.
Após, continue focando nas tarefas da próxima etapa, e não no caminho inteiro. Uma coisa de cada vez. Cumpra o passo a passo, pois é ele que vai materializar o objetivo final. Facilite as coisas para serem feitas de maneira que fique cada vez mais difícil deixar de fazer. Por exemplo, se tiver compromissos para cumprir no banco, planeje um dia para resolver tudo que seja na rua, já que terá que sair. Vá ao banco, vá resolver aquela pendência na prefeitura, organizar algum documento que será necessário, pague contas, compre aquilo que está precisando, etc.
Muitos problemas vão surgir durante esse caminho, mas não esqueça que é você que decide o que fazer com isso. Inclusive você mesma pode ser um “problema”. Aprenda a dizer não para si mesma. Tenha autocontrole. É você que manda na sua mente. Entenda que ao dizer não para algo que até parece interessante no momento, mas que lá, no fundo, você sabe que não vai te ajudar, é dizer sim para seu objetivo lá no final.
Além de assumir o compromisso com você mesma, assuma também com outra pessoa ou até um compromisso público, de que você realmente irá cumprir todos os passos e chegar no seu objetivo. Isso fortalece a probabilidade de você colocar em prática.
Além disso, mude sua mentalidade. Não fique pensando na dificuldade. Pare de querer que seja fácil e mentalize coisas boas e sucesso para aquilo que deseja. Se quer ficar na sua zona de conforto e se vitimizar, não chegará muito longe. Desculpa a sinceridade, mas é a verdade.
Planejar, organizar, COMEÇAR, seguir o passo a passo, cumprir tudo e chegar no seu objetivo, é desconfortável mesmo. É novo. E nem sempre você estará bem, mas isso é normal. O que importa aqui é você ter autocontrole e seguir. A disciplina é justamente isso, não estar no melhor dia, super motivada, mas entender que a vontade não vai cair do céu, é preciso fazer sem vontade mesmo. Mesmo que seja pouco, pelo menos algo você terá naquele dia.
Então, além de um motivo precisamos de autocontrole e disciplina para atingir nossos objetivos. E não fique só esperando a motivação, ela vem e some, mas se você firmou um compromisso com seus objetivos, você sabe o que fazer. Comece!
Essas foram algumas dicas de como você pode se manter motivada e não perder o foco nos seus objetivos. Tenha disciplina e crie esses hábitos, farão toda a diferença nas suas conquistas.
E aí, nos conta nos comentários o que acharam das dicas e qual a sua maior dificuldade em se manter motivada?