A maneira como pensamos e enxergamos o mundo diz muito sobre o modo que agimos. Logo, como a nossa vida é atingida.
A mentalidade tem um papel fundamental na realização de metas e objetivos, pois pode influenciar – ou não – numa rotina produtiva, em uma plena organização, um bom planejamento, além da força de manter hábitos saudáveis e uma produtividade equilibrada. Ela dita, em certo grau, a maneira como vamos agir e, com isso, o resultado que teremos.
Não importa o que seja “sucesso” para você: A mentalidade tem um grande papel para alcançá-lo. Então, no post de hoje, vamos te falar sobre o poder da mentalidade e como começar a desenvolvê-la para alcançar seus objetivos e a sua definição de sucesso.
Mentalidade fixa x Mentalidade de crescimento
Há duas principais mentalidades, as quais podem influenciar o sucesso: a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento.
Uma pessoa que tem a mentalidade fixa, acredita que tudo tem um limite, seja o sucesso, a inteligência ou o conhecimento. Assim, não há esperança no progresso. Portanto, quem tem esse mindset acredita que, somente o que lhe foi dado, ou o que nasceu com você, te define, sendo essa a sua única opção.
Exemplos:
- “Eu não sei fazer isso. Tem que ter o dom.”
- “Eu não consigo aprender. É muito difícil.”
- “Tem que ter personalidade para fazer tal coisa, e eu não tenho.”
Tal mentalidade pode limitar drasticamente o potencial de uma pessoa e impedi-la de alcançar o sucesso que deseja.
Já, quem tem a mentalidade de crescimento, acredita na prática, na evolução. Ou seja, o que ela não sabe, pode aprender e desenvolver. É um mindset que não vê limites para o que se pode ser feito, mas sim, acredita que você deve se dedicar e aprimorar as suas habilidades.
Essa mentalidade auxilia qualquer pessoa a alcançar o sucesso, pois ela se mantém motivada e perseverante diante das dificuldades.
O primeiro passo para desenvolver a sua mentalidade é entender em qual dessas duas você acredita e, claro, como mudar a sua para uma mentalidade de crescimento, caso ainda não seja.
Crenças Limitantes
As crenças limitantes são pensamentos que tomamos como verdadeiros. Surgem desde a infância, através do que aprendemos, ouvimos, vemos e da realidade em que somos inseridas.
Exemplos de crenças limitantes:
- “Eu não tenho sorte.”
- “Para ter sucesso, tem que ter dinheiro”
- “Eu não sou inteligente.”
- “Não sou boa o suficiente.”
Chamamos de “crenças limitantes” porque, infelizmente, muitas delas fazem realmente isso: limitam nossas vidas e nosso sucesso, mexendo com a autoestima e autoconfiança. É por esse motivo que se faz necessário identificá-las, e substituí-las por crenças fortalecedoras.
- “Eu posso, eu consigo.”
- “Eu posso aprender sobre isso, e vou me dedicar a estudar.”
- “Eu sou boa, sou inteligente, sou dedicada e posso chegar aonde quero.”
- “Para ter sucesso, preciso me dedicar e focar no que desejo.”
Foco, persistência e muita disciplina
Mentalidade é sobre essas três palavras acima.
Tenha foco para realizar, persistência para não se deixar levar ou desistir de tudo nos dias ruins, e disciplina para fazer o que precisa ser feito.
Portanto, se você quer trabalhar a sua mentalidade de crescimento, será necessário aprender e praticar as três habilidades.
E como desenvolvê-las? Na Academia de Protagonistas, você vai aprender o passo a passo para desenvolver foco, disciplina, hábitos saudáveis e tudo o que é necessário para tirar seus projetos, sonhos, metas e objetivos do papel. Entre aqui para a Lista de Espera.
Inteligência Emocional
Por fim, mas de extrema importância, ter inteligência emocional para lidar com os desafios, sentimentos, emoções e problemas que surgirem, está dentro das características para a sua mentalidade ser forte e você conseguir resultados.
⇒ A inteligência emocional se refere à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como a capacidade de lidar efetivamente com as emoções dos outros.
É através dessa habilidade que você desenvolve outras, como uma comunicação eficaz, a resiliência e a autoconsciência (das suas emoções e de como lidar com elas).
Sendo assim, trabalhar a mentalidade vai te ajudar na realização dos seus objetivos e na sua definição, seja qual for, de “sucesso”. Lembre-se de que ela é uma ferramenta poderosa, e que te dará a capacidade para superar desafios, aprender com as falhas e crescer pessoalmente.
Agora, nos conte aqui nos comentários: Qual mentalidade você precisa trabalhar hoje para chegar no seu sucesso?
Não esqueça de nos seguir no Instagram.
Acompanhe o canal no YouTube.
Entre no nosso canal no Telegram.
Conheça a Academia de Protagonistas.