Pessoas altamente produtivas possuem hábitos diários que as diferenciam das pessoas procrastinadoras. Esses hábitos fazem com que elas sejam mais comprometidas e determinadas a atingirem seu foco.

Não é uma fórmula mágica, mas sim um conjunto de ações que, quando adotadas da maneira correta, certamente farão com que você também produza mais diariamente. Se você quer ser mais produtivo no seu dia a dia, acompanhe esse post e anote as dicas para transformar a sua rotina!

As pessoas produtivas:

1. Focam em um objetivo de cada vez

O segredo para concretizar objetivos é ter um foco de cada vez. Pessoas altamente produtivas sabem que é necessário ter um único foco para que possa dedicar todo o seu esforço a atingi-lo.

Até que um objetivo esteja concluído, elas não passam para o próximo.

Se você tentar conversar com várias pessoas de uma vez só, irá mudar seu foco de uma pessoa para a outra, e nunca vai conseguir terminar de falar com nenhuma delas.

Foque em uma pessoa de cada vez, e conseguirá.

A mesma coisa é com as suas metas. Você não pode carregar o mundo nas costas e esperar vencer!

2. Planejam o seu dia

O planejamento diário é essencial para ter um dia produtivo. Sem saber aonde você quer chegar, você também não saberá por onde começar.

É por isso que pessoas altamente produtivas planejam o seu dia. Elas sabem o que precisam fazer e sabem como deverão fazer. Assim, elas já iniciam o dia com um caminho a seguir rumo às suas metas maiores.

Isso faz com que elas tenham que lidar com menos imprevistos e atrasos, além de poderem finalizar o dia sabendo que fizeram tudo o que era necessário.

3. Sabem dizer não

Para saber planejar, é necessário saber priorizar. E para fazer isso, as pessoas produtiva sabem dizer não.

Elas sabem diferenciar o que é essencial do que não é. O que é prioridade e o que pode ser deixado para depois. Saber dizer não é um hábito que te faz focar no essencial e deixar de lado o que pode atrapalhar e te deixar mais longe do objetivo final.

4. Identificam suas distrações e se afastam delas

Todos temos distrações que dificultam a execução de tarefas no dia a dia, e isso não é diferente para pessoas produtivas. Elas também têm distrações, mas procuram eliminá-las e lidar com elas da forma certa.

Pessoas produtivas identificam quais são as suas distrações e tomam as medidas necessárias para que elas não influenciem na sua produtividade diária. Elas se afastam de celular, televisão, ou qualquer outra coisa que venha a atrapalhar seu desempenho.

Elas sabem diferenciar a hora de trabalho x hora de lazer. E também se permitem ter um equilíbrio, sem se cobrar tanto!

5. Estabelecem prazos e se cobram

Mesmo quando não há um prazo definido por outra pessoa, pessoas produtivas definem seus próprios prazos. Isso faz com que elas executem suas tarefas com eficiência, já que se comprometem a finalizar tudo antes do prazo final.

Sem prazo, não há cobrança, e consequentemente, não há ação. Para haver produtividade, é preciso existir uma deadline. E as pessoas produtivas sabem disso.

Estes são alguns dos hábitos que fazem com que pessoas produtivas sejam mais ativas e realizadoras do que pessoas procrastinadoras.

Quais desses hábitos do post você possui ou quer adotar? Deixe nos comentários!